ACREDITAMOS

NA CRIATIVIDADE   •   como estilo de vida
NA MEDITAÇÃO E MINDFULNESS • porque as respostas estão sempre dentro de nós
NO QUESTIONAMENTO   •   como a chave para a verdade

EM CULTIVAR A TRANSCENDÊNCIA   •   como o caminho para a Liberdade
NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL   •   através de uma prática dedicada
NA VIDA   •   enquanto escola suprema

NA INTERDEPENDÊNCIA   •   de todas as formas de existência
NO RESPEITO   •   pela natureza e um planeta imensamente abundante, a Terra
NUM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL • através de menos desperdício, menos consumismo e escolhas conscientes
NA GENTILEZA, GENEROSIDADE E GRATIDÃO   •   como chave para a integridade

NUMA ALIMENTAÇÃO BIOLÓGICA, 90% À BASE DE PLANTAS
NUM ESTILO DE VIDA 90% SAUDÁVEL • use os restantes 10 para as extravagancias...
NUMA COMUNIDADE   •   de seres conscientes, inspirados e emancipados

NA MÚSICA   •   em todas as suas formas - e na dança
NO MOVIMENTO   •   de corpo e mente
NO RISO E NAS HISTÓRIAS   •   podem mudar vidas

NA FELICIDADE   •   como um trabalho interior (que nos faz brilhar)
NA MAGIA   •   em desafiar os limites do credível
NO AMOR   •   enquanto origem e fim - uma única e infinita energia
NAS 'ERVAS DANINHAS'   •   os rebeldes que eternamente procuram a verdade


E acreditamos em SI - e no seu imenso potencial e capacidade para se transcender. Be passionate, be utterly free, be extravagantly yourself! Be decadently healthy!


MISSÃO DIOSPIRO

DESAFIANDO VELHOS HÁBITOS
Mudar hábitos antigos pode ser difícil.
Talvez queiramos sentir-nos melhor, ter melhor ‘ar’, mais energia e foco, dormir bem, perder peso, tornar-nos mais conscientes ou curar certos sintomas. Mas as tentações para voltarmos aos nossos padrões antigos parecem estar em todo o lado. E há tanta informação, que encontrar o que nos é mais benéfico pode ser difícil. Mas ainda que não saibamos que rumo tomar, a dada altura temos a certeza de que não queremos ficar ‘onde’ estamos.

SIMPLIFIQUE E DIY (‘Do It Yourself’ ou Faça Você Mesmo)
Quando começámos há cerca de 15 anos, não tínhamos qualquer ideia sobre o que fazer. Experimentamos diferentes tipos de alimentação, técnicas terapêuticas e de bem estar, fitness, meditação e yoga. Chegámos à conclusão que tínhamos de destilar tudo o que aprendemos para apurarmos o essencial. Descobrimos que a única forma de garantir mudanças duradouras no nosso estilo de vida é simples: simplifique e DIY!

UM NOVO ‘EU’
Se os hábitos saudáveis se tornarem fáceis,  simples e rápidos, não haverá forma de lhes fugir. Serão um prazer e simplesmente deliciosos. Finalmente terá energia para mover montanhas, sentir-se-á leve e focado e a sua pele, unhas e cabelo irão brilhar! E vamos contar-lhe um segredo... não terá que mastigar relva ou parar de saborear as suas coisas preferidas para conseguir todos estes benefícios ;)

Dedicamo-nos a partilhar consigo o nosso mapa para uma vida dinâmica, intensa e decadentemente divinal. As nossas receitas são em grande parte vegan e sem glúten, lacticínios ou açúcar refinado. Na secção de lifestyle poderá encontrar inspiração e dicas sobre as várias ferramentas que adoramos, usamos e abusamos, tais como fitness, meditação, yoga, cuidados e mimos para o corpo e para a casa, relaxamento e viagem.


A NOSSA HISTÓRIA

PIPA
Comecei a cozinhar muito nova com duas cozinheiras de mão cheia: a minha avó, Mãe-mãe, e a minha mãe. Sou apaixonada por cozinhas desde que me lembro. Para mim são laboratórios para fazer experiências com Amor e partilhá-lo. Adoro combinar sabores e texturas para criar o improvável. Não resisto a um mercado ou à beleza dos alimentos naturais, nem à partilha de histórias ‘à mesa’.

diospiro hábitos receitas saudáveis

Fui diagnosticada com artrite aos 20 anos - uma condição auto-imune que me fez reconsiderar o meu estilo de vida por completo e, mais importante ainda, a minha relação com a alimentação e com a minha própria mente. A minha paixão pela cozinha transformou-se num amor profundo por aprender e experimentar alimentos integrais, medicinais e autênticos, meditação, tai chi, yoga, desintoxicação e o jejum. Tentei envolver-me com praticamente tudo aquilo que prometia restabelecer o equilíbrio e bem-estar. Viajei e vivi um pouco por todo o lado e colaborei com diversos projectos terapêuticos e de alimentação saudável. Mergulhei ainda profundamente no estudo do Yoga. Consegui curar a minha condição e experienciei uma mudança revolucionária de consciência e na minha atitude perante a vida como consequência.

O que me faz vibrar? Estar na natureza. Uma boa conversa à luz das estrelas. A meditação e todas as experiências transcendentais. A música, especialmente cantar. Ler. Viajar. Um bom sentido de humor, o britânico em particular... Fazer exercício diariamente - o surf está a infiltrar-se sorrateiramente na minha vida. Um bom jantar e um copo de vinho, bem como dançar furiosamente de tempos a tempos. Línguas, todas! Fotografia e Video - o meu background é nas artes visuais e paralelamente às minhas aventuras na cozinha, adoro e ainda trabalho nestas duas áreas.


A diospiro
A diospiro nasceu de uma ânsia de partilhar tudo o que tenho aprendido com um maior número de pessoas e da esperança de ajudar a simplificar o seu caminho. Começou em 2009 como uma série de workshops. O brilho nos olhos dos participantes depois de provarem alimentos saudáveis e deliciosos e os seus efeitos era e continua a ser o meu maior prazer.

O meu irmão e praticante de skate Nuno foi a minha primeira cobaia de batidos verdes. Sentiu um enorme aumento na concentração e performance, tanto no skate como nos estudos, e tornou-se um seguidor ávido dos hábitos saudáveis. Viciou-me recentemente nos treinos físicos intensos que tenho feito ao longo dos últimos meses. Fazemos exercício juntos várias vezes e nunca me senti tão bem. Quem sabe ainda me vêem a passar de skate um destes dias se o Nuno conseguir convencer-me a subir a uma tábua sobre rodas ;)

Decidimos juntar forças e a diospiro é agora uma dupla com base no Porto.

nunoprofile

NUNO
Apaixonei-me pelo skate aos 12 anos e foi uma mundança radical de perspectiva. Aumentou a minha força de vontade e a capacidade de ultrapassar obstáculos de formas que nunca poderia ter imaginado. Desenvolveu ainda a minha paixão por viajar, pelo video, pela fotografia e pelo design. Fez-me perceber a importância do exercício físico a todos os níveis e, em particular, como forma de prevenir lesões e de garantir que posso continuar a andar de skate por muitos e longos anos. O treino diário é a forma perfeita de nos desafiarmos e de nos tornarmos física e mentalmente fortes.

Depois da Pipa me ter introduzido aos batidos verdes, comecei a bebê-los diariamente. Esta nova rotina rapidamente revolucionou a minha alimentação e estilo de vida. Tornei-me mais consciente e comecei a responsabilizar-me por tudo na minha vida, definindo os meus objectivos e fazendo planos para os atingir. Quero continuar a andar de skate, a sonhar e a aprender para poder contribuir de forma positiva para a vida de outras pessoas. Acompanhem-me também no skate pelo Instagram!


MENSAGEM DA DIOSPIRO PARA SI

Sentimo-nos honrados por poder partilhar consigo o nosso melhor. Obrigada por ser a nossa fonte de inspiração para continuarmos. Shine on - you beautiful crazy diamond!

Pipa & Nuno


 

diospiro: do Grego diospyros
fruto divino, trigo de Zeus, alimento dos Deuses


Para fazer ‘diospiro’

• Coloque um amor incondicional pela culinária e todos os seus deliciosos sabores, formas, cores e aromas numa tigela.
• Misture com 4 chávenas de um desejo incontrolável por criar na cozinha.
• Junte uma pitada de necessidade de aprender sobre alimentos e técnicas que curam e bata até que se torne uma paixão.
• Polvilhe com canela.
• Sirva bem fresco e partilhe!


"A diospiro abre-me o apetite por coisas saudáveis! As fotografias são lindas e todas as receitas que tenho experimentado são deliciosamente, supinamente deliciosas!!! "

Leonor Castilho, Professora Certificada em Iyengar Yoga e Fundadora do Centro de Iyengar Yoga do Porto


"Tudo começou com uns smoothies e acabou por mudar a minha vida de forma definitiva. Apesar de sempre ter tido algum cuidado com a minha alimentação, ela era baseada na comida tradicional portuguesa. Como desportista sentia necessidade de melhorá-la e resolvi fazer uns workshops com a Filipa. A sensação que tive foi a de começar a puxar pela ponta de um novelo de lã. Atrás dos smoothies vieram as saladas, os doces maravilhosos, os superfoods, os pequenos-almoços, ronda pelas lojas da especialidade, etc… - receitas com sabores incríveis, muito fáceis de fazer e super saudáveis. Percebi que já não voltaria atrás, principalmente porque os workshops são muito completos - a Filipa tem um enorme e profundo conhecimento e é muito criativa, conseguindo transmitir informação essencial para que um workshop seja acima de tudo um ponto de partida.

Tenho 43 anos e sou vegetariano vegan há 5 (de vez em quando como uns ovos de galinhas felizes e um queijito!) e sinto-me na melhor forma física de sempre, não tenho uma constipação sequer, e tenho análises "capa de revista". Saúde de ferro graças a alimentação que faço, não tenho dúvida. A cereja em cima do bolo é que a Filipa não se esgota nos workshops, quem quiser aprofundar conhecimentos e partir à descoberta de um estilo de vida saudável, tem muito por onde escolher. Mais do que recomendo! Enjoy your journey as I am enjoying mine!"

Diogo Graça Moura, Vice Presidente da BERD - One Bridge One Solution, Atleta de Windsurf, Motocross e Enduro e Trustee da Associação Animais de Rua


“A Quinta das Águias tem uma relação de longa data com o profissionalismo e experiência da Filipa Cardoso da diospiro. Em muitas ocasiões partilhamos a cozinha, experiências, conhecimento e ideias,  analizando em profundidade aquilo que é conhecido pela ciência sobre diferentes técnicas de jejum, desintoxicação e uma alimentação saudável. Num workshop de culinária ‘raw food’ na Quinta das Águias, a Filipa mostrou à audiência o quão convincentemente saborosos são os pratos que prepara. A diospiro é o resultado de muitos anos de estudo, experiência e partilhas contínuas que ligam a estética e a saúde à alegria de comer, com um fundamento científico sólido, e temos, sem dúvida, intenção de continuar a colaborar com este projecto no futuro.”

Joep Ingen-Housz, Vice Presidente da Associação Quinta das Águias


“Temos tido o privilégio de trabalhar com a Filipa como formadora e não podia estar a correr melhor. Os temas que aborda são interessantes e cativantes, e a capacidade de comunicação e o entusiasmo com que transmite o seu saber são inspiradores. O feedback que temos tido dos alunos é excelente e somos testemunhas de pessoas que mudaram a sua alimentação e estilo de vida graças ao que aprenderam nas suas aulas. São este tipo de projectos que contribuem para transformar a vida das pessoas de forma positiva e ajudam a tornar o nosso mundo um sítio melhor. Um trabalho notável!”

Mónica Mata, Criadora do Espaço Quintal Bioshop


“A Filipa orientou-me em múltiplos aspectos da alimentação e, sem margem para dúvidas, passei a comer e a sentir-me melhor. Uma das coisas que me fascina neste mundo - e, sobretudo, na esfera dos smoothies - é que não são precisos grandes esforços para fazer coisas simples e nutritivas como poucos alimentos. Não deixei de comer outras coisas, não prescindo da batata frita de quando em vez, mas a graça de tudo isto é que os desejos por coisas menos boas se vão diluindo à medida que vamos introduzindo os smoothies e outros alimentos. Definitivamente mudou a minha alimentação e, de certa forma, a minha vida: não são precisos sacrifícios para comer bem.”

Peter Janson, Participante dos Workshops da diospiro


“Já tive a sorte de provar inúmeras receitas e participar em vários workshops diospiro. A diospiro é um pequeno paraíso para quem se quer aventurar no vegetarianismo com um olho na saúde e outro no palato. Aprendi dicas e receitas simples e rápidas para começar o dia cheia de energia e formas criativas de preparar alimentos que não conhecia. A diospiro é um universo de cores, sabores e texturas que tornam a experiência de comer uma aventura de todos os sentidos. Sou fã incondicional.”

Maria Pinto Teixeira, Presidente da Associação Animais de Rua


"Fiz um workshop sobre detox com a Filipa e adorei. Para além de me ter revelado dicas úteis que ainda hoje ponho em prática, foi mais um marco determinante na minha consciencialização para uma vida mais saudável e sustentável. Para quem tiver oportunidade, são workshops a não perder! "

Paula Calheiros, Autora do Blogue Viver o Porto